Site não seguro? Como resolver?!?


Provavelmente quando estava visitando alguns sites em pelo menos um deles seu navegador disse que era “Não Seguro”. Não é fácil ignorar este aviso, já que ele é exibido em letras grandes e vermelhas do lado da URL (endereço) do site. É ainda um problema maior se a mensagem aparece no seu próprio site, porque irá assustar os seus visitantes. Não se preocupe! Este aviso é fácil de remover. Para resolver tudo que você precisa é configurar um Certificado SSL. Então vamos começar!

1º Passo: Adquira um Certificado SSL

Ter um certificado SSL é simples, mas na maioria dos casos é preciso comprar um. Aqui na Nuvem Hospedagem nós oferecemos duas opções. O gratuito com validade de 03 meses (AutoSSL) e o dedicado válido por um ano: Certificado SSL Dedicado. O Google sempre dará preferência para o dedicado.

2º Passo: Instalar seu Certificado no cPanel da Hospedagem

Se você optou pelo AutoSSL nós já temos um tutorial que explica como fazer essa instalação. É só clicar no link abaixo:
Como instalar ou renovar o Certificado SSL pelo cPanel

Agora, você tem um certificado SSL configurado. Mas, isso não é suficiente para remover o aviso do site não seguro. Para resolver isso, você ainda precisará alterar a URL do seu site WordPress e forçar o HTTPS.

3º Passo: Alterar URL do WordPress para HTTPS

Seu site ainda usa uma URL com HTTP. Antes de forçar o SSL (HTTPS) é necessário alterar a URL principal no Painel de Administração do WordPress. Para fazer isso, faça login clique em Configurações » Geral.

Nesta seção há várias opções. As duas que nos interessam são o Endereço do WordPress (URL) e o Endereço do Site (URL).

Agora é só alterar as duas URLs para usar HTTPS ao invés de HTTP, simplesmente adicionando o “s” nos dois campos. Em seguida, salve as alterações desta página.

4º Passo: Forçar o SSL em todo o site

Existem duas maneiras de forçar o SSL (redirecionamento 301) no WordPress. Na primeira utilizamos um um plugin como o Really Simple SSL, que força o WordPress a carregar o HTTPS com pouca informação necessária.

Ao instalar o plugin, ele vai buscar pelo SSL associado ao seu site. Quando encontrar o HTTPS será ativado automaticamente. Mesmo que com plugin seja muito simples de resolver, o ideal é não depender de terceiros. Por isso, você também pode configurar o SSL para o seu site manualmente: Forçar a utilização de HTTPS via .htaccess

Caso tenha feito todos os passos acima e o seu site ainda está exibindo o aviso de “Não Seguro” você precisará corrigir todos os links e imagens no seu layout (tema utilizado) para HTTPS.

Se ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda, entre em contato com a gente através de e-mail, chat ou telefone e converse com nosso suporte. ❤