Compartilhamento no Facebook


Alguns clientes procuram nosso suporte porque ao compartilhar um post/página do site WordPress no Facebook a imagem correspondente ao link não aparece. Este é um guia sobre o compartilhamento no Facebook que vai lhe ajudar a entender os motivos disso acontecer. Em 90% dos casos este problema está associado ao tema/layout que está sendo utilizado.

Então, para que o post do seu site WordPress quando compartilhado tenha sempre uma imagem relacionada, é necessário que o tema utilize o atributo og:image. O atributo irá definir qual imagem será usada como thumbnail do link compartilhado. Se o artigo em questão tiver uma imagem destacada, o Facebook somente exibirá essa imagem caso o tema possua suporte a isso.

Este é um exemplo de conteúdo onde a imagem do post também é exibida:

Compartilhamento no Facebook

Mas, onde então posso inserir essa imagem durante a edição do post?

Ao criar um post, dentro da edição na caixinha Imagem destacada.

Compartilhamento no Facebook

Lembrando que como já explicado acima, esta opção só irá funcionar se seu tema tiver suporte para o atributo. Mas, mesmo que ele não tenha por padrão esse suporte, é possível utilizar plugins ou fazer algumas adições no tema para que ele passe a ter suporte ao og:image.

E como dar suporte via tema à imagem do post?

É muito importante antes de fazer esta alteração que realize um backup dos arquivos do seu tema, pois será adicionado código a um dos arquivos mais importantes do seu tema/layout.

No arquivo functions.php do tema utilizado pelo seu site, insira o código abaixo:

Verifique as Linhas

  • Linha 13: Substitua “SEU ID DE USUÁRIO” pelo ID do seu Facebook. Não sabe qual é? Veja como descobrir aqui.
  • Linha 17: Troque pelo nome do seu site.
  • Linha 19: O valor de default_image será utilizado para informar a URL de uma imagem padrão do site. Ou seja, quando você não especificar uma imagem destacada, a imagem configurada aqui será utilizada por padrão. Desta forma evitamos então que o post que será compartilhado fique sem imagem.

Considerações Finais

  • O Facebook recomenda usar imagens com pelo menos 1080 pixels de largura para gerar a melhor exibição em dispositivos de alta resolução. No mínimo, você deve usar imagens que tenham 600 pixels de largura para exibir anúncios com link.
  • Armazene previamente suas imagens em cache executando a URL pela ferramenta Depurador de Compartilhamento de URL para localizar previamente metadados para o site. Você também deverá fazer isso se atualizar a imagem de um conteúdo.
  • O plugin Yoast SEO é uma boa indicação e auxilia na otimização de pesquisa para WordPress, ranqueamento do Google e também compartilhamento dos links.
  • Links no Facebook sobre este assunto: Um guia de compartilhamento para Webmasters & Melhores práticas.
  • Link no site oficial de ajuda do WordPress: Imagem destacada.

Se ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda, entre em contato com a gente através de e-mail, chat ou telefone e converse com nosso suporte. ^_~