Como desativar a cron do WordPress para ter melhor desempenho no site


Cron é um utilitário do sistema Linux que agenda um comando ou script no seu servidor ou hospedagem para ser executado automaticamente numa hora e data especifica. O cron job (trabalho) portanto nada mais é do que uma tarefa agendada.

No WordPress, isso é feito pelo WP-Cron, que simula um sistema cron. Alguns exemplos de tarefa cron no WordPress podem envolver o agendamento de uma publicação, a verificação de atualizações ou um plugin de backup em execução em um calendário predefinido.

Porém, alguns problemas podem acontecer porque dependendo da quantidade de tráfego do seu site, o uso do gerenciador cron integrado pode impactar no tempo de carregamento da sua página. Por isso, neste tutorial iremos mostrar como desativar o WP-Cron (wp-cron.php), substituindo pelo cron job do cPanel para ter um desempenho mais rápido.

Cron Job do cPanel vs. WP-Cron?

O cron job no cPanel pode ser controlado pelo usuário, assegurando que os itens restritos por planejamento sejam executados adequadamente. Além disso, para um site WordPress de alto tráfego, uma tarefa cron do Linux pode ajudar a reduzir as chances de inatividade diminuindo a largura de banda e portanto usando menos recursos do servidor.

Lembre-se de que o WP-Cron do WordPress é um cron virtual e que só funciona quando a página é carregada. Por exemplo, o WP-Cron é carregado pela primeira vez pelo WordPress quando uma página é solicitada na frente ou no back-end de um site, no ponto em que o WP-Cron exibe a página necessária para o visitante do site. Embora seja conveniente, sabemos que falha por diversos motivos, como por exemplo: conflito com plugins, erros do WordPress, uso de plugins de cache, grande carga do servidor, problemas relacionados ao DNS, etc.

Mas, como substituir o WP-Cron por um trabalho Linux Cron (cPanel)?!?

A melhor maneira de otimizar a eficiência de tarefas agendadas do WordPress é desabilitar o WP-Cron (wp-cron.php) e configurar uma tarefa normal do cron no cPanel da hospedagem, que será executado de acordo com o tempo estabelecido.

Desativando o WP-Cron

Para desativar o WP-Cron, adicione isso ao seu arquivo wp-config.php logo antes da linha que diz: “That’s all, stop editing! Happy blogging.” OBS.: Isso impede que ele seja executado no carregamento da página, não quando você o requere diretamente via wp-cron.php.

Como substituir a cron do WordPress

Criando a tarefa Cron no cPanel

AVISO: É importante que você se familiarize com o funcionamento das tarefas agendadas. É necessário ter um conhecimento prático dos comandos do Linux antes de usar o cron job de forma eficaz.

Precisamos agora agendar o wp-cron.php no cPanel da sua hospedagem. Siga então os passos abaixo:

01. Entre no cPanel. Na seção Avançado, clique em Trabalhos Cron.

Tarefas cron no cPanel

02. Na seção Adicionar “Adicionar novo trabalho cron”, você pode escolher vários agendamentos predefinidos, como duas vezes por hora ou uma vez por semana. Existe um limite para a frequência de execução de tarefas cron. Aqui na Nuvem Hospedagem nós recomendamos que ele seja de 1 vez a cada 6 horas. Pode preencher então como na imagem abaixo:

Configurações da tarefa cron no cPanel

03. Adicione este comando. Substitua usuário_cpanel pelo seu usuário de login do cPanel. Depois clique em “Adicionar novo trabalho cron”.

A parte >/dev/null 2>&1 do comando acima desativa as notificações por email.

Se ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda, entre em contato com a gente através de e-mail, chat ou telefone e converse com nosso suporte.